Notícias

Ei, você conhece a regra dos 50-15-35?

Educação financeira não faz parte do ensino da maioria das escolas nacionais e nem do currículo nacional Brasileiro, e com isso, muitas crianças crescem sem saber (assim como eu fui) valorizar o dinheiro, e acabam logo nos primeiros anos de vida adulta contraindo dividas.

Educação financeira não faz parte do ensino da maioria das escolas nacionais e nem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e com isso, muitas crianças crescem sem saber (assim como eu fui) valorizar o dinheiro, e acabam logo nos primeiros anos de vida adulta contraindo dividas.

Para começar, é necessário criar metas para o orçamento mensal, sem esse principio dificilmente você conseguirá sair do vermelho ou ter uma vida mais tranquila no futuro.
Então chega de delongas e vamos ao que interessa, trazendo este tripé financeiro e como aplicar a regra dos 50-15-35.

1) Gastos essenciais devem utilizar 50% do orçamento.

Os gastos essenciais integra toda necessidade para se sustentar dentro do mês. Nesta categoria deve estar incluso: Aluguel, conta de luz, água, telefone, internet, passagem de ônibus, gasolina e supermercado. Todos estes custos, alguns fixos e outras variáveis, estão dentro da regra dos 50% do orçamento.

2) Prioridades financeiras devem utilizar 15% do orçamento.

Há duas viabilidades para suas prioridades financeiras:

a) Caso esteja endividado, sua prioridade será quitar estas despesas utilizando 15% do seu orçamento. Algumas situações,dependendo do tamanho da divida, serão necessárias à utilização da porcentagem dos 50% do primeiro tópico.

b) Entretanto, se você não pertence à classe endividada, sua prioridade consistirá em poupar 15% do seu orçamento mensal para investir em algum fundo rentável, ou investir em viagens nacionais ou internacionais.

3) Estilo de vida devem utilizar 35% do orçamento.
Logo depois que você colocar em ordem os gastos essenciais e as prioridades financeiras, você estará desprendido para utilizar seus 35% do orçamento mensal para seu próprio lazer e de sua família. Este estilo de vida pode ser gastos em academia, salão de beleza, bares, show, cinema, roupas, restaurantes e viagens rápidas, são exemplos que menciono aqui.

Quero ressaltar que os 35% do orçamento mensal para o estilo de vida deve ser utilizado depois que você ponderou dos seus gastos essenciais e suas prioridades financeiras. Sem isso, você estará impedido de se apropriar e desfrutar dos 35% do estilo de vida.
E ai, esta preparado para seguir esta regra?